Projeto de Robótica: Secretaria da Educação de Arapongas lança mascote para engajar alunos nas aulas remotas

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou o Concurso Mascote Robô – amigo do Brink, em evento realizado nesta quarta-feira (12 de maio), no auditório da Escola Municipal Professora Antonica G. Franciosi, e contou com a presença dos professores, equipes pedagógicas e do secretário da Educação, Luiz Roberto dos Santos, o professor Peta.

A proposta do projeto partiu dos professores da disciplina de Robótica e envolve atividades voltadas ao tema Meio Ambiente. A gerente de Ensino, Rosângela Alvarenga Morassutti, falou sobre a iniciativa: “Firmamos uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. E nosso objetivo é proporcionar aos professores o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitam aos estudantes uma participação mais efetiva, ainda mais em tempos de aulas remotas”.

Segundo o professor Peta, uma das disciplinas que os alunos mais gostam, a Robótica, vai dar mais um passo positivo dentro da Educação. “Esse concurso vai contribuir para o desenvolvimento da criatividade, habilidades e competências dos alunos. Algo para sensibilizar ainda mais os estudantes, pais e comunidade escolar sobre temas voltados à preservação do Meio Ambiente, através da criação desse mascote, o Brink”, afirmou.   

Na prática

Os professores receberão vídeos educativos gravados pelas assessoras da empresa Brink Mobil, Nilza de Cássia Semeão e Luciana de Brito de Oliveira, quem fornece os kits de Robótica ao Município. Será colocada uma problemática e os alunos e professores serão desafiados a criar o seu mascote, o instrumento para solucionar cada situação. Serão selecionados cinco trabalhos de cada escola e seis das escolas que têm Classe Especial.

A banca julgadora vai selecionar os 24 melhores e, por fim, seis trabalhos finalistas, dos quais dois sairão vencedores (um do Ensino Regular e um da Classe Especial). Eles terão o mascote reproduzido em um grande livro com uma história lúdica sobre o Município de Arapongas. Esse livro será reproduzido em exemplares menores, com algumas atividades pedagógicas, e entregue a todos os alunos da Rede Municipal –  do 1°ao 5° ano.

Além disso, os seis finalistas colocarão em prática as suas produções, através do material contidos nos kits de Robótica da Brink Mobil, com o passo a passo no guia de montagem. “Esse trabalho vem para enfatizar a importância dos nossos profissionais da Educação e proporcionar vivências que contribuam para o aprendizado dos nossos alunos nesse ‘novo normal’ Vamos integrar a família, escola e comunidade na disseminação da importância da preservação ambiental”, reforça o secretário da Educação de Arapongas.

Fonte: Assessoria de imprensa – Prefeitura Municipal de Arapongas

Foto: divulgação