Laboratório de robótica educacional

Laboratório de robótica educacional

A BRINK MOBIL tem uma solução completa para implantar a robótica na escola, com kits de montagem, livros de apoio e processo de formação e assessoria. Promove trabalho inter e multidisciplinar, desenvolvendo a iniciação científica e a pesquisa.

Durante o processo de formação e assessoria, o professor irá adquirir conhecimentos teóricos e práticos para trabalhar com o Laboratório de Robótica. A assessoria acontece tanto na modalidade presencial como à distância, propiciando permanente contato com os professores e garantindo adequada e segura utilização dos recursos tecnológicos.

Formação

Formação didático-pedagógica para o professor, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos para trabalhar com a Coleção Informática na Escola.

ANOS INICIAIS

O Laboratório de Robótica – Anos Iniciais possibilita a experimentação de conceitos de diversos temas e áreas do conhecimento. Caracteriza-se por ser uma prática pedagógica inovadora, que utiliza tecnologias e equipamentos na construção de robôs, com caráter educativo, em que os alunos interagem de forma lúdica e descobridora de novos conhecimentos

Os Kits de Robótica para os Anos Iniciais possibilitam a criação e exploração de modelos mecânicos, eletromecânicos e automatizados. Incluem unidades de controle, sensores e atuadores.

Livro do aluno

Para cada ano escolar, foi desenvolvida uma coleção didática de livros de apoio para o aluno que contempla o Roteiro exploratório, Registro do cientista e o Guia de montagem. Em cada livro, a criança encontra sugestões de práticas contextualizadas com temas atuais e diversos, orientações de montagens e atividades relacionadas aos roteiros propostos. 

Livros de apoio

Livros de apoio

Livro do professor

Para cada ano escolar, existe um exemplar destinado ao professor que apresenta as respostas das questões e dos desafios propostos nas práticas, além das orientações metodológicas para as aulas de robótica. O livro do professor também relaciona, para cada prática, as habilidades a serem desenvolvidas dentro dos diferentes componentes curriculares, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

ANOS FINAIS

O Laboratório de Robótica – Anos Finais integra novas tecnologias à sala de aula, despertando o interesse dos estudantes e permitindo a execução de práticas curriculares que contribuem para uma aprendizagem significativa.

Livro do aluno

O livro do aluno apresenta sugestões de práticas contextualizadas com temas atuais e diversos, orientações de montagens e atividades relacionadas aos roteiros propostos.

Livros de apoio

Livros de apoio

Livro do professor

O livro do professor traz as respostas das questões e dos desafios propostos nas práticas, além das orientações metodológicas para as aulas de Robótica. Também relaciona as habilidades a serem desenvolvidas dentro dos diferentes componentes curriculares, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

ENSINO MÉDIO

A solução de Robótica Educacional para o Ensino Médio propicia aos alunos situações teórico-práticas de aprendizagem que fortalecem o currículo e fomentam a articulação com as diversas dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.

O laboratório é composto por diferentes kits de montagem compatíveis entre si, incluindo componentes eletrônicos, unidades de controle e linguagem de programação. A escola pode personalizar a solução, selecionando os kits que atendam aos seus objetivos pedagógicos.

Livro do aluno

Cada kit possui um exemplar para o aluno, tendo como objetivo orientar a montagem de modelos, apresentando sugestões de práticas contextualizadas que exploraram temas variados e atuais, propiciando uma educação tecnológica. 

Livros de apoio

Livro do professor

O livro do professor traz as respostas das questões e dos desafios propostos nas práticas, além de uma fundamentação teórica sobre os temas relacionados, apresentando também as competências e habilidades exploradas na utilização do material, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Todas as unidades de controle podem ser programadas por meio de um aplicativo que acompanha o kit, com o Scratch e outros softwares de uso profissional.