Brinquedos e Recursos Pedagógicos

Os brinquedos e recursos pedagógicos têm a finalidade de dinamizar a ação educativa. Em cada material, o professor encontra a oportunidade para enriquecer seu planejamento e promover uma aprendizagem significativa. Atividades lúdicas despertam a curiosidade e mobilizam a interação de todos os envolvidos no processo educativo.

Livro DE APOIO

Os livros de apoio para o professor têm caráter operacional e didático. O livro de cada segmento educativo apresenta as intenções pedagógicas dos brinquedos e recursos educativos indicados para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), bem como sugestões para a ampliação de estratégias didáticas fazendo uso dos materiais adquiridos.

Os pressupostos, objetivos e orientações didáticas contidas nos livros têm como alicerce a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), servindo de  suporte teórico-metodológico aos professores e coordenadores no planejamento das ações educativas voltadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

Livros de apoio

FORMAÇÃO E ASSESSORIA

A formação explora temáticas educacionais contemporâneas e a otimização dos brinquedos e recursos pedagógicos para serem inseridos no planejamento de ensino de forma intencional e assim promover a aprendizagem. Nas modalidades presencial e à distância, a formação é ofertada aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

EDUCAÇÃO INFANTIL

Os brinquedos e recursos pedagógicos disponibilizados para a Educação Infantil buscam imprimir no planejamento das ações educativas uma dinâmica lúdica e criativa para atender as crianças e cada etapa de desenvolvimento; possibilitar a diversificação de recursos e estratégias para uma melhor interação da criança com os conhecimentos de seu mundo; organizar os tempos e espaços na escola, comprometidos com o valor ético do respeito à infância e direito à aprendizagem.

Os brinquedos e recursos pedagógicos atendem as necessidades dos professores entre materiais, jogos e brinquedos para enriquecer seu planejamento e, consequentemente, as oportunidades de aprendizagem para as crianças.

 

Para colaborar com a escola, sua organização e rotina, foram criadas unidades de armazenamento para os materiais. O objetivo é concentrar os recursos em um espaço ao qual os professores tenham fácil acesso, incluindo o uso de todos os equipamentos em seu planejamento e evitando que se tornem obsoletos.

ANOS INICIAIS

Os brinquedos e recursos didáticos valorizam o processo educativo quando inseridos no planejamento do professor. Cada um dos materiais apresenta um potencial a ser explorado, em busca do atendimento ao qual está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O brincar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental instiga os alunos a refletir, levantar hipóteses, buscar soluções, registrar ideias e resultados, acionar diferentes conhecimentos e desenvolver habilidades e competências.

Os usos de brinquedos e recursos didáticos imprimem criatividade e ludicidade ao processo educativo, fortalecendo o convite para a interação com os conhecimentos.

A unidade de armazenamento dos brinquedos e recursos didáticos colabora com a organização dos materiais e a utilização compartilhada. Assim, os professores podem planejar o uso dos materiais e usufruir dos recursos junto aos alunos, a fim de potencializar as oportunidades de aprendizagem.