Como ensinar sobre o corpo humano para crianças? Confira ideias

ensinar sobre o corpo humano

Como funciona o corpo? Essa é uma pergunta com muitas respostas possíveis. Afinal, o corpo humano é complexo. Ensinar sobre o corpo é falar de órgãos, ossos e todos os sistemas que trabalham em conjunto para que ele funcione.

Para ensinar sobre o corpo humano, também é preciso explicar como funcionam estruturas internas, ou seja, aquelas que não podemos enxergar. Por esse motivo, as crianças podem ter dificuldade em entender como nosso corpo funciona por dentro. Assim, na escola, uma das maneiras que os professores encontram para facilitar a aprendizagem é com o uso de imagens que ilustram a anatomia humana.

Foto: Pexels

Mas é possível ensinar sobre o corpo humano de outras maneiras. Até porque isso pode tornar as aulas mais atraentes para as crianças. Para isso, listamos ideias para pais e educadores:

Aproveite as ferramentas on-line para ensinar sobre o corpo humano

Com a pandemia e as aulas virtuais, o ensino e a internet ficaram ainda mais próximos. Que tal usar essa ferramenta para ensinar sobre o corpo humano? Existem muitos sites com conteúdo gratuito sobre o assunto. Um exemplo é o Zygote Body, um site interativo que mostra elementos do corpo em detalhes. 

Sites e aplicativos sobre o corpo humano podem ser aliados na hora de aprender. Foto: Pexels

Também é possível ensinar sobre o corpo humano com o uso de jogos. O Escola Games tem um jogo grátis que ajuda as crianças a aprenderem as partes do corpo de maneira divertida. Outra opção é o aplicativo Anatomix, que tem opção gratuita ou paga. Ele foi criado para ajudar alunos de diferentes idades a aprenderem anatomia. O app está disponível para Android e iOS

Corpo em movimento

Foto: Unsplash

Além do ensino teórico, é importante que as crianças entendam o funcionamento do próprio corpo. Uma forma de fazer isso é a partir da experimentação e do movimento. Como elas podem desenvolver esse conhecimento? A partir de atividades como dança, circo e meditação, por exemplo.

“Essas atividades permitem que o desenvolvimento do corpo da criança aconteça de forma global. Ou seja, permitem que a criança tome consciência de sua coordenação, entenda seus limites motores e trabalhe com toda a parte física do organismo infantil. Desde a respiração e movimentos com tônus muscular até a socialização”, diz a pedagoga Marianna Canova, que é mestre em Educação e diretora de escola infantil.

Use modelos anatômicos

É muito mais fácil entender o corpo humano por meio de modelos anatômicos. Isso porque eles mostram as estruturas internas e externas do corpo de modo realista e didático. Ou seja, com essa ferramenta, os alunos podem ter uma ideia visual das partes do corpo. 

Modelo anatômico de torso bissexuado (450mm)

Para tornar as aulas de Ciências mais dinâmicas e significativas, a Brink tem alguns modelos anatômicos. O primeiro representa o esqueleto humano, que sustenta o corpo e oferece proteção para os órgãos internos. Outra opção é o modelo de torso bissexuado. Ele auxilia a aprendizagem de conteúdos como os sistemas digestivo, respiratório, urinário, reprodutor e nervoso.

Por último, mas não menos importante, há o modelo da arcada dentária. A digestão se inicia na boca, por isso é essencial que as crianças aprendam a cuidar da saúde bucal. Essa ferramenta é ideal para ensinar os nomes de cada dente. Além disso, ajuda no desenvolvimento de hábitos de higiene e escovação.