MATEMÁTICA

JOGOS

Uma das tendências metodológicas que vem ganhando espaço e reconhecimento no ensino de matemática são os jogos. Eles podem ser utilizados para introduzir conceitos, motivar os alunos, auxiliar a fixação de resultados e possibilitar redescobertas. Pensando nisso, o conjunto possui diferentes jogos destinados à investigação algébrica, geométrica, combinatória e desenvolvimento do raciocínio lógico.

DAMA ADAPTADO

Visualizar tabelas identificando a quantidade de linhas e colunas. Desenvolver a percepção geométrica no tabuleiro relacionando a posição entre as peças.

JOGO DA VELHA ADAPTADO

Localizar objetos e fazer movimentações estabelecendo ponto de referência, direção e sentido. Estudar as possibilidades de jogadas visando à probabilidade de vitória.

QUADRIMU DE EQUAÇÕES

Resolver equações do primeiro grau compreendendo a ideia de incógnita e fazendo uso das propriedades da igualdade. Desenvolver estratégias pessoais para associar a equação à sua solução.

TORRE DE HANÓI

Construir estratégias para solucionar o jogo desenvolvendo o raciocínio lógico. Encontrar uma expressão algébrica que determina o número mínimo de movimentos em função da quantidade de discos.

TRIMU DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Calcular e conhecer propriedades das operações matemáticas, como potência e fração, relacionando corretamente as expressões numéricas. Reconhecer números em suas diferentes representações.

Xadrez

Estabelecer relações entre a posição das peças com os pontos do plano cartesiano. Identificar os movimentos das peças como diagonal, paralelo e perpendicular, bem como explorar conceitos topológicos como fronteira e vizinhança.

VAMOS ÀS COMPRAS?

Resolver problemas que envolvam compra e venda para adquirir responsabilidade financeira. Estabelecer trocas entre cédulas e moedas resolvendo operações de adição e subtração com números inteiros e decimais.

CONSTRUINDO A GEOMETRIA

O uso de materiais didáticos manipuláveis estáticos e dinâmicos compõe a categoria de alternativa metodológica à disposição do professor e do aluno para a realização de práticas significativas. Sendo assim, o conjunto possui diversos materiais que favorecem a construção dos conceitos da geometria plana, geometria espacial, geometria analítica, desenho geométrico, além da geometria Não Euclidiana, relacionando-os com objetos do mundo físico.

GEOPLANO COM MALHA QUADRADA E TRIANGULAR

Conhecer a definição e as propriedades dos polígonos, diferenciando convexos de não convexos. Estabelecer relações de semelhança e congruência de triângulos. Identificar e construir retas paralelas, perpendiculares, concorrentes e reversas.

KIT DE FRACTAIS

Construir o Triângulo de Sierpinski e a Curva de Koch utilizando propriedades dos polígonos e desenho geométrico. Reconhecer fractais e suas propriedades não euclidianas, identificando padrões geométricos.

MOSAICO GEOMÉTRICO

Identificar diferentes casos de simetria nos polígonos e em outras figuras planas. Estabelecer relações entre triângulos e hexágonos e entre diferentes quadriláteros. Reconhecer a possibilidade ou não de construção de ladrilhamentos.

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM ACRÍLICO

Reconhecer propriedades comuns e diferenças entre prismas, pirâmides e corpos redondos. Encontrar a relação de Euler com a análise do número de faces, arestas e vértices. Relacionar volume e capacidade de sólidos geométricos.

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Diferenciar poliedros e corpos redondos relacionando figuras geométricas espaciais a objetos familiares do mundo físico. Identificar faces, vértices, arestas e figuras planas no contorno das faces dos sólidos.

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PLANIFICADO

Reconhecer figuras geométricas planas em representações no plano e nas faces de sólidos geométricos. Relacionar figuras tridimensionais com suas planificações e objetos do cotidiano. Construir planificações com desenho geométrico.

TANGRAM QUADRADO

Estabelecer relações entre as peças do Tangram, reconhecendo polígonos e suas propriedades. Construir um Tangram com régua e compasso, identificando retas paralelas, retas perpendiculares, diagonais, bissetriz, ponto médio, vértices e arestas opostas.

INVESTIGANDO NÚMEROS E ÁLGEBRA

Os conceitos de Investigando Números e Álgebra, por utilizarem símbolos, expressões e raciocínios relacionados a pensamentos e construções abstratas, precisam ser investigados a partir de materiais didáticos manipuláveis, pois a abstração começa com o apoio dos sentidos. Pensando nisso, o conjunto possui diversos materiais que possibilitam relacionar assuntos como variável e função, incógnita e equação, ordenação e operações com números de diferentes conjuntos, através da ação sobre o objeto real.

ÁBACO ABERTO

Compreender o valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal. Resolver problemas que envolvem contagem, soma, subtração, multiplicação e divisão de números naturais utilizando trocas, reservas e cálculo mental.

BATALHA DAS OPERAÇÕES

Resolver problemas com números naturais, inteiros e racionais reconhecendo a relação entre as operações matemáticas. Conhecer as diferentes representações de um número racional.

DISCOS DE FRAÇÕES

Reconhecer as diferentes representações de um número racional. Identificar a fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. Resolver problemas envolvendo porcentagens.

JOGO DA ÁLGEBRA

Compreender a ideia de oposto de um número reconhecendo o conjunto dos números inteiros. Representar grandezas e medidas que envolvam incógnita. Realizar operações com polinômios. Fatorar e determinar raízes de equações.

LOTO ARITMÉTICA

Resolver problemas com números naturais envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Construir estratégias de resolução utilizando análise das possibilidades e cálculo mental.

MATERIAL DOURADO

Conhecer as principais características do sistema decimal por meio da manipulação de grupos de peças múltiplas de dez. Ler e escrever números utilizando o conceito de unidade, dezena, centena e milhar. Comparar e ordenar números.

PRODUTOS NOTÁVEIS

Compreender e demonstrar produtos notáveis, principalmente o quadrado e o cubo da soma. Relacionar representações algébricas e geométricas de um mesmo objeto. Fatorar e determinar raízes de equações.

EXPLORANDO GRANDEZAS E MEDIDAS

O estudo das medidas e das relações entre elas favorece a compreensão da realidade ao dimensionar grandezas do mundo físico, possibilitando a integração da Matemática e outras áreas do conhecimento. Pensando nisso, o conjunto possui instrumentos para explorar diferentes Grandezas e Medidas, abordando conceitos geométricos, numéricos e algébricos.

BALANÇA DE MEDIDAS

Resolver problemas que envolvem unidades de medida de massa realizando conversões. Estimar medidas de objetos de maior e menor massa. Saber utilizar balanças fazendo a leitura de medidas.

COPOS DE MEDIDAS

Conhecer as unidades de medidas de volume como o litro (L) e o mililitro (ml). Reconhecer as diferenças e relações entre medidas de massa e volume. Estimar a capacidade de recipientes e o volume de líquidos e objetos.

CRONÔMETRO

Estabelecer relações entre as unidades de medida do tempo e identificar intervalos de um evento. Conhecer os instrumentos de medida de tempo compreendendo seu funcionamento e sabendo fazer leituras. Reconhecer o sistema de numeração sexagesimal.

FITA MÉTRICA

Conhecer as unidades de medida de comprimento usuais e saber utilizar o instrumento. Resolver problemas envolvendo cálculo de perímetro ou área de figuras planas, em especial de circunferências.

KIT DE DESENHO GEOMÉTRICO

Utilizar o instrumento adequado para determinar comprimento e ângulo. Ler medidas de ângulos em graus e transformar para radianos. Saber utilizar o instrumento para realizar construções em Geometria.

PAQUÍMETRO

Saber usar o instrumento para medir profundidade, medidas externas e internas de objetos pequenos, reconhecendo as unidades indicadas. Resolver problemas que exigem certa precisão das medidas e fazer conversões.

PROVETAS

Saber realizar a leitura das medidas utilizando esse instrumento. Resolver problemas que envolvem unidades de medida de volume, realizando conversões. Transformar medidas de centímetros cúbicos para mililitros e relacionar volume e capacidade.