LÍNGUA PORTUGUESA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A BNCC ressalta que nos anos iniciais a alfabetização e o letramento devem ser o foco da ação pedagógica. A organização do conjunto Alfabetização e Letramento tem a intenção de contribuir com os professores, enriquecendo a sua ação didática por meio de jogos e recursos didáticos. As crianças encontram assim oportunidades lúdicas e criativas para investigar a organização do sistema de escrita alfabético e dele se apropriar.

DOMINÓ ALFABETIZAÇÃO

Reconhecer a letra inicial da escrita de palavras e associá-las às imagens correspondentes, seguindo as regras do jogo de dominó.

DOMINÓ DIVISÃO SILÁBICA

Compor imagens e sílabas formando a escrita das palavras correspondentes. Perceber os diferentes padrões silábicos que compõem a nossa língua.

DOMINÓ FRASES

Perceber a relação entre as imagens para organizá-las de acordo com as regras do jogo de dominó. Realizar a leitura das frases, utilizando as imagens como referência, até se tornar um usuário autônomo do sistema de escrita alfabético.

MEMÓRIA BRINQUEDOS

Associar imagens de brinquedos e suas nomenclaturas no jogo da memória. Familiarizar-se com as escritas que representam as imagens e sirvam de referência para escrever outras palavras.

MEMÓRIA FRUTAS, LEGUMES E HORTALIÇAS

Realizar a leitura apoiada em imagens do seu cotidiano, favorecendo o estabelecimento da relação fonema/grafema.

MEMÓRIA ANIMAIS E FILHOTES

Interagir com imagens de animais adultos e seus filhotes, bem como memorizar as escritas correspondentes, ampliando seu vocabulário e suas percepções do sistema alfabético.

MEMÓRIA ALFABETIZAÇÃO

Associar imagens a escritas no jogo da memória, estabelecendo relações importantes para o processo de alfabetização, como letra inicial, fonema/grafema.

MEMÓRIA SÍLABAS

Compor palavras associando imagens e agrupando sílabas, segundo as regras do jogo da memória. Perceber as relações entre os sons e a grafia em diferentes padrões silábicos.

ALFABETO MÓVEL EM MADEIRA

Utilizar as letras móveis na composição de palavras a partir de suas referências e hipóteses de escrita.

ALFABETO SILÁBICO

Perceber os diferentes padrões silábicos existentes no sistema de escrita alfabético e formar palavras agrupando sílabas.

CONJUNTO ALFANUMÉRICO

Diferenciar letras de números, classificando-os em dois grupos. Desenvolver atividades de formação de palavras, composições e sequências numéricas.

TAPETE COM ENCAIXE LETRAS

Interagir com as letras do alfabeto nos formatos caixa alta e script. Explorar a sequência alfabética em jogos e atividades.

ALFABETO ILUSTRADO

Agrupar a escrita da palavra com a letra inicial, reconhecendo-a nos dois formatos, caixa alta e script. Fazer a correspondência entre a palavra e a imagem.

LOTO LEITURA

Investigar relações importantes que fundamentam o processo de alfabetização, como seleção de letras para a escrita, número de letras na composição da palavra e direção da escrita: da esquerda para a direita.

BINGO DO ALFABETO

Reconhecer as letras do alfabeto, fazer a relação entre a imagem e a letra correspondente.

QUEBRA-CABEÇA DIVISÃO SILÁBICA

Formar palavras correspondentes às imagens mediante a união de sílabas, encaixando-as de acordo com as figuras do jogo.

PALAVRAS CRUZADAS

Compor palavras atendendo aos desafios propostos pelo jogo, de forma a conciliar os espaços disponíveis e as oportunidades de cruzamento com as possibilidades de escrita.

SOLETRANDO

Organizar as imagens e compor a escrita das palavras, percebendo relações importantes do sistema de escrita alfabético, como fonema/grafema e direção da escrita: da esquerda para a direita.

JOGOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

O conjunto de jogos de Língua Portuguesa envolve contextos criativos de uso da língua, em que professores e alunos encontram oportunidade para que a aprendizagem ocorra de maneira real e significativa. Os desafios presentes em cada um dos jogos mobiliza conhecimentos já existentes e aciona a busca pelo seu aperfeiçoamento.

VAMOS ÀS COMPRAS

Explorar a função social de diferentes gêneros textuais que fazem parte do contexto de um mercado, como organização das seções e lista de compras. Realizar leitura com o apoio das imagens.

DESAFIO DE SÍLABAS

Interagir com as diferentes classificações de sílabas, padrões silábicos e regras de acentuação das palavras nos desafios propostos pelo jogo.

SE LIGA NA RIMA

Identificar a relação fonema/grafema, associando as rimas existentes entre as palavras e as imagens do jogo.

LINGUAGEM E MOVIMENTO

Associar ludicamente conceitos importantes da organização da língua portuguesa como: verbo, adjetivo e substantivo.

CORRIDA DOS PORQUÊS

Reconhecer nos desafios propostos pelo jogo o uso adequado dos porquês, associando à função que eles exercem em cada uma das situações.

JOGO QUE HISTÓRIA É ESSA?

Produzir narrativas orais e escritas com os recursos do jogo, utilizando o repertório de conhecimento sobre as histórias e personagens, bem como o potencial criativo nas diferentes oportunidades de configuração.